Vencedores do desafioBucha do Mês

Este é um desafio mensal exclusivo para assinantes da Métricas Boss Prime! Nosso CTO, Lucian Fialho, traz um case real já enfrentado pelo nosso time de consultoria e os alunos têm a oportunidade de testar seus conhecimentos para chegar a uma resolução.

Além de um exercício para aprimorar habilidades e capacidade analítica , o vencedor também recebe 1 hora de mentoria com o CTO da Métricas Boss.

CONFIRA OS VENCEDORES DO DESAFIO

Vencedor do mês de Julho_Ygor Gonçalves

Nome:

Ygor Gonçalves

Bucha:

Você está coletando alguns eventos do HUBSPOT dentro do GA4, porém, dos eventos coletados apenas 2 estão sendo mostrados dentro do Google Analytics 4. O evento "lead" e o evento "other" E aí como vocês resolveriam o problema?

Solução:

Regra de nomenclatura. O nome precisa começar com uma letra. Use apenas letras, números e sublinhados. Não use espaços, prefixos nem nomes de evento reservados.

Tamanho do nome do evento é de 40 caracteres. Se você marcar um evento como principal e ele exceder 40 caracteres, não será relatado como um evento principal porque o “_c” anexado estará ausente.

Vencedor do mês de Junho_Ygor Gonçalves

Nome:

Ygor Gonçalves

Bucha:

Você é um analista de dados responsável por investigar uma discrepância de 30% entre os dados de login registrados no Google Analytics 4 (GA4) e os logs do servidor.

Seu cliente relatou que, ao cruzar os dados de login do GA4 com os logs do servidor, encontrou uma diferença significativa com relação ao total de sessões.

E nessa aqui são 2 pontos ok? Primeiro é identificar o problema, segundo como você arquitetaria uma solução que resolvesse o problema?

Solução:

Se o bloqueio ocorre no script https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=GTM-xxxx, é necessário buscar um domínio próprio utilizando esses scripts.

Ou seja, seria algo como https://www.meudominio.com/gtm.js?id=GTM-xxxx, com os scripts puxados do GTM, em vez de https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=GTM-xxxx.

Resumidamente, você deve ter uma URL semelhante a
https://www.meudominio.com/gtm.js?id=GTM-xxxx, mas o conteúdo dessa URL deve ser os scripts do GTM provenientes de https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id=GTM-xxxx.


 
O nome dessa prática é proxy. Carregamos o Google Tag Manager através da URL do nosso domínio, colocando o Brave em uma grande cilada, já que ele não pode bloquear nossa própria URL.

Nome:

Filipe Malato

Bucha:

O cliente relata que desde o dia 19 março de 2024 existe uma discrepância de mais de 50% nos pedidos capturados no Google Analytics 4 em relação as plataforma. Como você resolveria esse problema?

Solução:

Desativar a coleta de dados fornecido pelo usuário e deixar a identidade do relatório baseado no dispositivo. Dentro do Google Analytics 4 temos uma configuração que determina quais metodos o Google Analytics usa para associar eventos a usuários.

Existem alguns métodos:

  • UserId
  •  Id do dispositivo
  •  Modelagem

 

O Google Analytics utiliza isso para montar a jornada desse usuário em multiplos dispositivos.

Nome:

Matheus Castro

Bucha:

Foi relatado que a origem google / cpc estava tendo divergências em diversos relatórios e aparentemente apresentava queda em seus números. Como identificar o problema e solucioná-lo?

Solução:

Como a origem google / cpc é oriunda de google ads, o próprio google gerencia o tagueamento de urls, os UTMS, devido a isso, não existiria um problema de taguemento. Mas, o usuário pode ser redirecionado ao entrar no site o que faz com que o taguemanto das utms seja perdido, ou seja, o problema está justamente nesse redirect. Sempre entenda o fluxo do seu usuário na página e faça exatamente a mesma jornada.

Primeiro happy hour da Metricas Boss na Analytics Mansion.

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